segunda-feira, 7 de março de 2011

"PAPA PEDE QUE REDESCUBRAMOS, NESTA QUARESMA,A BELEZA DE DEUS: REFLEXÃO DO ARCEBISPO FORTE"


Cidade do Vaticano, 07 mar (RV) - A Igreja prepara-se para viver o tempo forte da Quaresma. De fato, na tarde da próxima quarta-feira, na Basílica romana de Santa Sabina, o Papa celebrará a missa com o tradicional rito da bênção e imposição das Cinzas. Sobre a Mensagem de Bento XVI para a Quaresma, centralizada no tema "Sepultados com Ele no Batismo, foi também com Ele que ressuscitastes" (Col 2, 12), a Rádio Vaticano pediu uma reflexão ao Arcebispo de Chieti-Vasto – localizada na região italiana dos Abruços – Dom Bruno Forte. Eis o que disse:

Dom Bruno Forte: -"O Papa faz-se realmente mistagogo: o mistagogo, na Igreja antiga, é o pastor, o bispo que nos leva a descobrir a beleza de Deus mediante a graça dos Sacramentos, em que essa beleza nos é comunicada. Na mensagem para esta Quaresma de 2011 o Papa nos apresenta o Sacramento do Batismo, e o faz em sua realidade mais profunda e dinâmica, que é a de uma participação na Páscoa de Cristo: "Sepultados com Ele no Batismo, foi também com Ele que ressuscitastes". Toda a vida cristã é uma vida pascal e é uma vida batismal. Recordar o nosso Batismo não é uma operação de "arqueologia espiritual"; na realidade se trata de atualizar novamente o encontro com o Senhor Jesus, que é o segredo e a beleza da nossa vida."

P. Há uma passagem muito bonita na mensagem: "O nosso imergir-nos na morte e ressurreição de Cristo através do Sacramento do Batismo, estimula-nos todos os dias a libertar o nosso coração das coisas materiais, de um vínculo egoísta com a «terra»". Isso é importante para viver bem também a Páscoa?

Dom Bruno Forte:- "Sim, mesmo porque o Papa lê – numa perspectiva nem moralista nem ascética – os três grandes caminhos do compromisso quaresmal: exatamente o jejum, a oração e a esmola. Precisamente em relação à esmola – por exemplo – ele faz entender como esse despojar-se do supérfluo, esse tornar-nos disponíveis às necessidades dos outros – e são muitos os necessitados, neste momento de dificuldade e de crises na aldeia global e inclusive em nossa Itália – é uma participação no despojamento de Cristo, na sua morte e na sua Ressurreição e, portanto, um assemelhar-se a Ele."

P. Subjacente à tentação – observa o Pontífice – encontra-se o diabo, "que é ativo e não se cansa, nem sequer hoje, de tentar o homem que deseja aproximar-se do Senhor"...

Dom Bruno Forte:- "O Papa é extremamente realista. O diabo é uma presença e para quem conhece as Escrituras é até mesmo evidente que a despedida do diabo, da qual algum exegeta quis falar nos anos setenta, era uma operação racionalista e absolutamente distante da fé da Igreja e do testemunho bíblico, onde – aliás – nos é apresentada a luta de Jesus com o demônio e a vitória de Cristo sobre Satanás como Boa Nova. O que isso quer dizer? Quer dizer que há um mistério do mal e de mal radical que age neste mundo, certamente subordinado ao primado e à soberania de Deus. Esse mistério na tradição bíblica e na fé da Igreja assume também uma configuração pessoal, na figura, exatamente, de Satanás, do adversário, do maligno que busca separar-nos de Deus, como diz seu próprio nome: "diabo" é aquele que separa, que divide. Ora, a ilusão da inexistência do demônio torna-nos absolutamente indefesos diante dele, e como dizia André Gide: "A astúcia mais sutil do demônio é fazer crer que não exista"." (RL)
Fonte:Rádio Vaticano
Suma Teológica

Na década de 1940, 1960, editora espanhola Biblioteca de Autores Cristianos (BAC) publicou um do célebre anotada edições maioria dos Summa Theologica, em 16 volumes bilíngüe (Latim / Inglês) , com comentários de frades dominicanos sob a direção do Bispo Francisco Barbado Viejo, OP, ajudante Quem encontrou BAC Após a Guerra Civil.  É considerado por muitos para fornecer os melhores e os mais profundos e apresentações didáticas e notas sobre a Summa em qualquer língua moderna.

Chegou ao nosso conhecimento que, algumas décadas após a publicação de apenas pós-conciliar seus 5 volumes muito inferiores versão (também disponível online aqui ), a CBA já começou desde o ano passado a reedição de uma versão fac-símile (3 ª edição) da 16 volumes clássico - Fornecer o primeiro 1 (I, Q.1-26) e segunda (I, q.27-74) volumes da série.
 
 
 
Fonte: Rorate coeli 
Faculdade de São Bento do RJ ministra Curso de extensão sobre ‘Música’

A Faculdade São Bento do Rio de Janeiro (RJ) ministra, entre os dias 11 de março e 29 de abril, sempre às sextas-feiras, das 10h às 12h30, o Curso de Extensão “Formas Musicais – Como ouvir o pensamento Musical”. O curso será ministrado pelo maestro Ricardo Rocha, que, atualmente ministra na Faculdade de São Bento a disciplina História da Música Sacra no curso de pós-graduação lato sensu em História da Arte Sacra.

Durante o curso serão analisadas sete das mais importantes e diferentes formas que a história da música produziu e consagrou: Abertura, Suíte, Sinfonia Clássica, Sinfonia Romântica, Concerto Solista, Poema Sinfônico e Missa. Serão também analisadas 16 dentre as mais importantes e famosas obras da história da música, escritas nos séculos 18, 19 e 20, por 14 dos maiores compositores de todos os tempos, como Bach, Mozart, Beethoven, Schubert, Brahms, Wagner, Tchaikovsky, Dvorák, Miguéz, Debussy, Ravel, Sibelius, Bartók e Stravinsky.


O objetivo é possibilitar a aprendizagem de uma audição musical inteligente para leigos em música, mas também estudantes de artes em geral e músicos profissionais.


Outras informações no site http://www.faculdadesaobento.org.br

Paramentos que Foram Usados pelo Pe.Pio





 
Fonte:orbiscatholicussecundus