quinta-feira, 10 de março de 2011








Capela com os restos mortais da beata Bárbara Maix é elevada a Santuário


Porto Alegre (Quarta-Feira, 09-03-2011, Gaudium Press) No último domingo, dia 06 de março, a arquidiocese de Porto Alegre, no estado do Rio Grande do Sul, decretou e elevou a Capela São Rafael - conhecida por guardar o relicário com os restos mortais da beata Bárbara Maix - à dignidade de Santuário. A celebração eucarística de elevação foi presidida pelo arcebispo local, Dom Dadeus Grings.

image006.jpg
Capela começou a receber um número maior de visitantes depois que Bárbara Maix foi beatificada
De acordo com a postuladora da causa da canonização de Madre Bárbara Maix, Irmã Gentila, até a beatificação da fundadora da Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria, a Capela São Rafael era utilizada como Oratório da própria Congregação e lá era conservada uma urna com os restos mortais da fundadora. A Irmã destaca que a frequência de visitantes era mínima. No entanto, após a beatificação, a Capela passou a receber a visita de muitos devotos e fiéis.

Segundo a religiosa, se o movimento já havia crescido com a beatificação, agora, após a elevação da Capela a Santuário, ele ficará ainda maior. "Surgirão mais peregrinos, devotos de Bárbara Maix, que levarão suas preces à beata e manterão viva a memória da celebração de beatificação do dia 06 de novembro de 2010. Todos são bem-vindos e saem fortalecidos em suas esperanças", ressaltou.
O Santuário está aberto ao público. Os fiéis podem participar das missas celebradas no local nos sábados às 16h e todo dia 06 de cada mês às 19h. Também é possível organizar visitação em grupos ao local. O horário de visita é de segunda a sábado, das 13h às 18h.

Capela São Rafael

A Capela São Rafael teve sua construção iniciada em 1877, e foi inaugurada no dia 27 de janeiro de 1878. Foi erguida tendo à frente o bispo Dom Sebastião Dias Laranjeira, como cumprimento a uma promessa. Em 1886, o templo religioso foi doado às Irmãs de Coração de Maria junto com alfaias litúrgicas, um carrilhão composto de 10 sinos e as imagens do Coração de Jesus e do Coração de Maria.

A Capela passou por uma reforma nos anos de 1963-1964 e, mais recentemente, em 2001 e 2002. Os quadros da via-sacra, presentes na Capela até hoje, foram trazidos da Áustria em 1848 pela beata Bárbara Maix. No altar-mor, encontra-se a imagem de Jesus Ressuscitado esculpida em madeira maciça.

Fonte: Gaudium Press

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O seu comentário é sempre bem-vindo, desde que observadas algumas normas de civilidade:

-Mensagens com palavras ou conteúdos ofensivos - ou beirando a ofensa - à fé católica, à Igreja, ao Papa e afins serão deletadas sem dó;
-Discordância do que escrevo, sim, porém, façam com argumentos e focando o assunto e não contra a minha pessoa;
-Comentários de anônimos são serão aceitos em hipótese alguma. Identifique-se. Se você fala algo bom e correto, porque esconder-se atrás do anonimato?