sábado, 25 de agosto de 2012

10 anos da Adm.Apostólica Pessoal São João Maria Vianney

No ultimo dia 18 de Agosto,na Igreja Principal(Catedral),Campos-Rio de Janeiro/RJ-Brasil.
Foi realizada a Santa Missa em ação de graças aos 10 anos da criação da Adm.Apostólica e  10 anos do episcopado de Sua Excia.Revma.Dom Fernando Arêas Rifan.Nessa Missa estiveram presente 12 Bispos,muitos Padres,Religiosos e cerca de 3 mil fieis assistiram a cerimonia.No  fim da Missa houve a consagração da Adm.Apostólica a Nossa Senhora Aparecida e  a exibição do vídeo comemorativo dos 10 anos.

















Publicamos também um texto do Revm.Pe.Gaspar Pelegrini :Meninos, eu vi!




“E à noite nas tabas, se alguém duvidava 
Do que ele contava, 
Tornava prudente: "Meninos, eu vi!". (Gonçalves Dias)


Meus queridos amigos, quero compartilhar com todos vocês minhas impressões da Santa Missa em ação de graças pelos 10 anos da Administração Apostólica e 10 anos de Episcopado de Dom Fernando, nosso Administrador Apostólico.


Desculpem se fui prolixo, mas deixei o coração guiar os dedos no teclado.

Campos, 18 de agosto de 2012.

Ao lado de nossa Igreja Principal, o estádio em construção parece uma catedral. Altar monumental, ornado com grandes arranjos de flores, castiçais, toalhas, frontal. A Cátedra do Bispo, encimada por seu brasão. 

Na “nave”, sobre o piso todo forrado de carpete azul, um tapete vermelho. 

Ainda no presbitério, 12 genuflexórios simetricamente dispostos dos dois lados. Aqui ficarão os Arcebispos de Bispos.

Pelas 16:30 já muitas pessoas começam a chegar. Aos poucos, as 1500 cadeiras ficam totalmente ocupadas, depois as arquibancadas, o segundo andar na entrada do estádio, os acessos, enfim tudo lotado.

17:15: O “Coral dos 10 Anos”, depois de ter ensaiado durante a parte da manhã, faz agora repetições rápidas para ajustes dos microfones, do órgão, dos trompetes, das vozes, etc.


17:30: O povo é convidado a acompanhar o Coral para um rápido ensaio. Logo todos aprendem o Hino Oficial dos 10 Anos: “Misercórdias Domini in aeternum cantabo... por tantas graças e tantos favores por vós dispensados, Senhor, com fervor vos bendizemos... eis o nosso canto...” E cantam mesmo com entusiasmo.

17:47: com dois minutos de atraso... começa a entrada das delegações representando nossa família espiritual: o Seminário, a Igreja Principal, cada uma das paróquias, reitorias, etc. Enquanto isso, a multidão acompanha o Coral no hino de São João Maria Vianney. E como cantam!


18:00: Agora sem atraso, começa uma enorme procissão. À frente o crucífero ladeado por acólitos e precedido pelo turiferário. Depois, os seminaristas, da Administração e da Diocese de Campos, em seguida o clero, o nosso clero, acompanhado de muitos sacerdotes irmãos da Diocese de Campos e de várias outras Dioceses. Em seguida, algo que emocionou a todos: a entrada dos Arcebispos e Bispos, todos em veste coral, dois a dois, enquanto o povo aplaude com entusiasmo. Foi realmente um momento emocionante.


Ao final da procissão nosso amado Administrador Apostólico. Enquanto Dom Fernando, muito feliz, vai avança abençoado suas ovelhas, o povo lhe acena, aplaude, sorri, expressando assim sua alegria pelos 10 anos de seu Episcopado e por estes 10 anos da Administração, que é também fruto do empenho de Dom Fernando.


Em nossas cerimônias o aplauso não é algo usual, mas nesse dia o povo aplaudiu a procissão de entrada do começo ao fim.

Ao início da cerimônia, uma grata surpresa: o Santo Padre Bento XVI, através da Secretaria de Estado, nos faz chegar sua palavra de felicitações, de encorajamento, sinal de sua presença em espírito, e principalmente nos envia sua Bênção de Pedro.

Assim, cum Petro e sub Petro... começa Santa Missa da Assunção da Virgem Maria. Nossos Seminaristas com alguns sacerdotes, regidos pelo Pe. Renan executam com maestria o gregoriano. Kyrie de Angelis alternado com o povo.

O Coral dos 10 Anos, composto por várias paróquias, regido pelo Sr. Arindal de Azevedo Zanon Júnior, e o Sr. Henrique Eugênio Espíndola, tendo ao órgão o Sr. Thadeu Almeida, nos levou a rezar, a cantar, a meditar na grandeza de Deus, na liturgia celeste. Destaque especial para o Glória, com um solo comovente da jovem Maria Isabel, e para o Ave Verum de Mozart na comunhão. Mas tudo foi muito lindo.


Homilia: Dom Fernando Guimarães, Bispo de Garanhuns, nos comoveu a todos e suscitou aplausos. Conduziu-nos a uma meditação, celebrando a memória do passado, contemplando o presente, e lançando um olhar para o futuro. Uma homilia cujo estribilho foi “Misericórdias Domini in aeternum cantabo”, uma homilia impregnada de um profundo amor ao Papa, ou melhor aos Papas João Paulo II, nosso Pai Espiritual e Bento XVI.


Após a Santa Missa, Dom Fernando fez questão de apresentar as dezenas de cartas e mensagens de Cardeais, Arcebispos, Bispos, Abades, sacerdotes, etc, etc, etc, que se congratulavam conosco.

Após as mensagens outro momento comovente: nosso Seminário preparou um vídeo comemorativo dos 10 Anos, recordando toda nossa história e apresentando a Administração Apostólica em todos os seus campos de trabalho.

Pudemos ouvir com emoção a palavra sempre humilde de Dom Licínio Rangel, nosso primeiro Administrador Apostólico, recordamos o ato de criação da Administração na Catedral de Campos, a Ordenação Episcopal de Dom Fernando, a vida de cada paróquia, enfim, não é possível resumir aqui o vídeo, é mais fácil convidar a todos a que o assistam...

Ao final da projeção, queima de fogos e fim da festa. Muitos Vivas a Cristo Rei a Nossa Senhora, ao Papa, à Administração, a Dom Fernando.

O tempo passou muito rápido, mas certamente não vai passar de nossas lembranças o que vivemos, ou melhor vivenciamos neste dia 18. Como Dom Fernando nos dizia em sua Pastoral: Haec olim meminisse iuvabit. ( Um dia será agradável recordar tudo isso). Sim, para todos nós que estivemos lá, será uma honra, um santo orgulho contar paras as gerações futuras e dizer como o “Velho Timbira” de Gonçalves Dias: “Meninos, eu vi."