quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011


O uso do Missal dos fiéis na Santa Missa - Paulo Gunter, OSB








ROMA, quarta-feira 23 fev 2011 (ZENIT.org) .- O uso do Missal de fiéis leigos, pelo menos nos principais países europeus, é praticado por mais de dois séculos. Nos países que têm experimentado a perseguição religiosa, a posse de tais livros era, para os adversários da fé católica, a prova suficiente de adesão ao "papado".



Entre 1788 e 1792, apareceu em tradução italiana da missa, entre eles rito ambrosiano, com a explicação adicional de os principais partidos, contido dentro de um guia de oração para os devotos fiéis. Eventos semelhantes ocorreram na França e na Alemanha, e cresceu rapidamente, inspirada na ação litúrgica de Dom Prosper Guéranger no sec. XIX. O uso de Messalina favoreceu um apego à liturgia, que introduziu os que sabiam ler através do labirinto da liturgia celebrada em latim. Eu muitas vezes incluídos os textos das Vésperas missal de domingo, que, portanto, tornou-se a prática de muitas paróquias, especialmente na França, Países Baixos e Alemanha. Durante o século. XX, estas subvenções foram progressivamente enriquecidas com material sobre o ano catequético textos litúrgicos e comentários sobre as Escrituras euchological.



Atualmente, nas celebrações na sequência da "forma extraordinária" (ou de São Pio V), o missal são considerados um pré-requisito, não apenas como um meio de participação no conhecimento dos textos euchological, que muitas vezes são intencionalmente ler em silêncio, mas o mais importante ainda, como um meio para acompanhar os textos da Escritura, assim como alguns rituais especiais associadas a determinados dias. Eles contém uma versão abreviada das rubricas do Missal sobre o altar, e oferecer uma coleção de textos e ilustrações de arte sacra que a oração o apoio e ajudar a reduzir as distrações inevitáveis.



No contexto da "forma comum" (ou Paulo VI), o propósito do Missal em vista a participação em massa é menos clara. Embora muitas pessoas [em especial fora da Itália, ndt] optar por possuir um, talvez inspirado pelo exemplo do passado, a hermenêutica da participação mudou. Esta mudança afetou os fiéis a tal ponto que muitos simplesmente pararam de usá-los. No entanto, o missal restos de uma ajuda considerável para os surdos e para aqueles situações especiais em que a proclamação do texto é incompreensível.



A maioria dos católicos perceberam que o movimento litúrgico do século. XX tem defendido a reforma da liturgia. Poucos têm apreciado o fato de que quando Sacrosanctum Concilium (SC) apelou para a reforma da liturgia, fê-lo, exigindo que a reforma é acompanhada pela promoção do culto litúrgico (cf. 1). Para este efeito, foi necessário que a liturgia que celebra a comunicar eficazmente, de modo que as mentes e os corações dos participantes foram capazes de articular o que estava sendo promovido. Isso apóia a diretiva hermenêutica SC 11: "Os pastores de almas devem estar vigilantes para que sejam observados não só nas leis litúrgicas, que tornam possível a celebração válida e lícita, mas que os fiéis participam de uma consciente, activa e fecunda. "



Após o Concílio Vaticano II, o missal perderam muito de seu papel na promoção da vida litúrgica, como o fiel ter aprendido as partes da celebração que lhes é atribuído e orar juntos "em uma comunidade" (SC 21). As leituras são agora proclamar em voz alta e com a ajuda de amplificação, a partir de um púlpito, de frente para a congregação. Muitos daqueles que uma vez seguido do teste de Messalina, se tornaram os pioneiros do n. 29 da SC, porque, sendo agora os leitores, ter descoberto uma "sincera piedade," novo e se engajar na busca de uma verdadeira função litúrgica. O clero, incentivado por SC 24, começou a pregar sobre as Escrituras, proclamada em uma forma ideal, com o resultado que nós temos passado para os sermões homilias enraizada na pregação litúrgica e destina-se a disponibilizar a palavra de Deus proclamada. Portanto, na medida em que eles se familiarizaram com os ritos, os fiéis tinham menos necessidade de materiais de apoio a leitura, para dar-lhes os indicadores estruturais. São, portanto, em grande parte deixar de lado sua Messalina. Ironicamente, no entanto, o uso de folhas de Messalina e está prestes a começar, uma vez que as paróquias em breve terão de lidar com as novas traduções da terceira edição do Missal Romano.



É decepcionante que muitas paróquias têm servido para tantos anos de folhas preparadas a partir de semana para semana. A confusão que criaram, não só diminui o valor de um espaço fortemente harmônica do silêncio no interior do edifício sagrado, mas por si só, são muitas vezes mal elaborada. Alguns editores de jornais acrescentou versos de canções totalmente irrelevante para os textos litúrgicos. Confiança nestas canções certamente ajudou a evitar lidar com o desafio que se apresenta de uma forma muito espinhoso, sobre o fato de que hoje nós cantamos tudo, mas eles foram perdidos ou descartados os textos das antífonas de entrada e comunhão. Além disso, a dignidade concedida a Escritura não é reforçada quando a congregação vira a página do pacote, talvez no meio da segunda leitura.



Resta saber se a renovação da publicação do missal para a "forma comum", à luz das futuras novas traduções, vai inaugurar um novo interesse pela sua utilização generalizada, a longo prazo. O que é certo é que essas publicações devem ser imbuídos com o espírito da liturgia e para promover o cumprimento daquilo que a Igreja exige de nós, nesta nova oportunidade para uma autêntica catequese sobre a Missa, oferecido pelo sugestões de novas traduções . Para que os fiéis devem ser levados de volta a uma "participação plena, consciente e activa nas celebrações litúrgicas" real (SC 14), é preciso que aqueles que forem confiados com as melhorias do novo Missal "deve aprender a observar as leis litúrgicas" (SC 17) . Em seguida, o missal, e qualquer outro material adicional, irá brilhar como um farol da unidade, que é uma liturgia celebrada fielmente reformada e promovido, de tal forma a ser "ensinado tanto na sua teologia em sua espirituais, históricas, pastoral e jurídico "(SC 16).



[Tradução do artigo original em Inglês e a reduzida pelo Rev. Mauro Gagliardi, o próximo livro será publicado em 09 de março]



* Padre Paulo Gunter OSB, é professor no Pontifício Instituto Litúrgico de Roma e consultor do Escritório de Celebrações Litúrgicas do Sumo Pontífice.



Fonte: Zenit

Padre Pio



A Beatificação do Servo de Deus Papa João Paulo II será um grande evento eclesial, articulado nos seguintes cinco momentos:

1. A vigília de preparação terá lugar na tarde de sábado, 30 de abril próximo (20h - 21h: preparação; 21h-22h30min: vigília), no Circo Máximo de Roma, e será organizada pela Diocese de Roma, que teve o venerável Servo de Deus como Bispo. A vigília será guiada pelo Eminentíssimo Cardeal Agostino Vallini, Vigário Geral de Sua Santidade para a Diocese de Roma, e o Santo Padre Bento XVI se unirá espiritualmente através de um vídeo link.

2. A celebração da beatificação, domingo, 1º de maio na Praça de São Pedro, terá início às 10h e será presidida pelo Santo Padre. A participação não é regulada por bilhetes, todavia o acesso à Praça e às zonas adjacentes estará sob a tutela da Segurança Pública.

3. A veneração dos restos do novo Beato será possível a todos os fiéis no próprio domingo, 1º de maio, logo depois da cerimônia da beatificação e prosseguirá até o exaurimento do fluxo de fiéis. Os restos do novo Beato serão expostos para a veneração na Basílica de São Pedro, diante do Altar da Confissão.

4. A Missa de ação de graças está programada para segunda-feira, 2 de maio, às 10h30min na Praça de São Pedro, e será presidida pelo Eminentíssimo Cardeal Tarcisio Bertone, Secretário de Estado.

5. O sepultamento dos restos do novo Beato na Basílica Vaticana, junto da Capela de São Sebastião, ocorrerá  de forma privada.

Fonte: Santa Sé

Discernimento Vocacional

Vai ser realizado no Mosteiro de São Bento em Núrcia a 11ª edição do programa de discernimento 
vocacional de verão dos monges beneditinos, de 4 a 29 de Julho de 2011. Para mais informações, cliquem na imagem.