sábado, 19 de fevereiro de 2011

Septuagésima


vineyard
Amanhã dia 20 de Fevereiro, é o “Domingo de Septuagésima” (ou simplesmente “Septuagésima”) no calendário Latino pré-conciliar. É o nono Domingo antes da Páscoa, e o terceiro antes de Quarta-feira de Cinzas; equivale ao “Domingo do Publicano e Fariseu” (embora coincida no calendário com o “Domingo do Filho Pródigo”), no calendário Bizantino. Apesar de se chamar Septuagésima, não é o 70º dia antes da Páscoa (assim como o Domingo seguinte, Sexagésima, não é o 60º dia antes da Páscoa); ainda se debate a origem da nomenclatura. Septuagésima tomou uma sentido místico ao se considerar que Israel esteve em cativeiro na Babilónia durante 70 anos. Também se dá o nome de Septuagésima ao período de 17 dias que se estende-se até ao início da Quaresma, e é considerado como uma “pré-Quaresma”, i.e., um período de preparação para a Quaresma; este período é equivalente ao Triódion Bizantino. Septuagésima não existe no calendário pós-conciliar.
workersvine
Crê-se que a sua observância deve-se à existência de dias de não-observação do jejum quaresmal, o que levava a que não se chegasse aos 40 dias de jejum. É muito provável que o período de Septuagésima seja um exemplo de “entrecruzamento de ritos”, sendo uma prática adaptada da Igreja Bizantina (não era costume nesta jejuar aos Sábados; a não-observância do jejum aos Domingos era, e é, prática universal). Atribui-se a sua instituição na Igreja Latina ao Papa S. Gregório Magno (+604), que compilou as orações e leituras para estes Domingos pré-Quaresmais. Todavia, enquanto que os Bizantinos iniciam logo o período de jejum com o Triódion (embora faseado), o período de Septuagésima apenas afeta a liturgia.

Com o início deste período passam a existir algumas mudanças na Liturgia. A partir das Completas do Domingo de Septuagésima deixa-se de incluir o “Aleluia” anas orações; em certos lugares existe até uma cerimónia de “enterro Aleluia”. do A substituir o Aleluia a seguir ao “Gradual” aparece o “Tracto”. A doxologia maior “Glória” e o hino Ambrosiano Te Deumdeixam de ser ditos com o começo deste período, assim como também é omitida a despedida Ite missa est (substituída por Benedicamos Domino). Os paramentos litúrgicos passam a púrpura (a não ser em dias de festa), antecipando assim o período penitencial que se aproxima.

Fonte:Una Voce