terça-feira, 3 de janeiro de 2012

“A Santa Missa na História e na Mística”



Aos leitores do Blog:
A fim de fornecer uma boa instrução sobre a Santa Missa na forma Extraordinária do Rito Romano, assim como um subsídio para leigos e Sacerdotes em sintonia com o “Summorum Pontíficum” estamos com o auxílio da Graça de Deus e interseção da Santíssima Virgem Maria, disponibilizando o Livro “A Santa Missa na História e na Mística” de Lidvino Santini S.J.  totalmente digitado e formatado tornando a leitura mais amena e agradável, publicaremos oportunamente um capítulo da obra, dando ao leitor tempo para apreciação, leitura e meditação. Esperamos assim, com a inspiração do Divino Espírito Santo, unidos e obedientes ao nosso Clero da Administração Apostólica Pessoal São João Maria Vianney,  sermos “o sal da terra” (Mt 5, 13).
O Editor.

Nova Iguaçu, 03 de Janeiro de 2012, Na memória do Santíssimo Nome de Jesus. 




A SANTA MISSA NA HISTÓRIA E NA MÍSTICA.

Informações e explicações da origem, desenvolvimento e fixação definitiva e universal dos ritos, cerimônias, orações, textos bíblicos e eclesiásticos da Santa Missa, acompanhados de piedosas considerações e breves súplicas, próprias para despertar interesse e assistir com fruto ao Santo Sacrifício Divino.
Por
Lidvino Santini S.J.

*  *  *

Preâmbulo

                   Copiosa e vasta é hoje a literatura sobre a história e a explicação da Liturgia.
                  Os ardentes desejos do Pai da Cristandade, Pio X, de ver renovado o antigo zelo e fervor pela Liturgia, encontram eco em numerosos filhos que, sobretudo na Europa, se entregaram de corpo e alma ao estudo da história da Liturgia.
             Os primorosos resultados não se fizeram esperar: fala em seu favor o conhecido movimento litúrgico que avassala os melhores espíritos do Velho Mundo, e que Graças a Deus, está repercutindo no Novo Mundo.

*  *  *
                
             Pondo em prática o princípio de que é necessário malhar enquanto o ferro estiver quente, descarregamos também a nossa martelada, cuidando preencher assim uma lacuna na nossa literatura sobre a Liturgia.
                Damos ao público este volume de maior fôlego, no qual se apresenta, explana e desenvolve a Santa Missa. Vem nele descrito todo o grandioso complexo de cerimônias e orações que se baseiam em dados históricos e dogmáticos.
                Visando, antes de tudo, proporcionar aos leitores um perfeito apanhado da doutrina dogmática sobre o sacerdócio de Cristo e seu sacrifício, bem como dar uma exposição dos dados históricos, concernentes às rubricas e cerimônias litúrgicas em linguagem fácil, fluente e desimpedida, resolvemos exonera-lo dessa bagagem de citações que mais se prestam para ostentar erudição do que tornar amena a leitura.
                O que fizemos foi ir às fontes puras e genuínas; e nelas haurimos e assimilamos, com toda a ingenuidade de quem coloca plena confiança nos esforçados exploradores da história da Liturgia, o que nos pareceu necessário, bom e útil ao escopo a que se destina a obra, e, assim assimilado, reproduzimos tudo a nosso modo segundo o plano preconcebido.

*  *  *
                
               Facilitou-nos muito a confecção desta obra o esplêndido trabalho do Padre Beneditino Eugênio Vandeur, intitulado “A Santa Missa”. É obra que se recomenda. Para prova, basta referir que inaugurou em 1924 a sua sétima (7º) edição francesa com uma tiragem que perfez os 45.000 exemplares, logrando ver duas, três e mais edições em algumas delas.
Cardeal Rafael Merry Del Val com o Santo Padre, São Pio X.
                Mas, quando não satisfizesse isto, basta, para aprecia-la, o eloquente testemunho do Santo Padre Pio X, que ao autor assim escreve por seu Secretário: “Apresenta-lhe o Sumo Pontífice as suas felicitações por haver prestado com dedicação e zelo o seu concurso neste campo, a fim de tornar a excelência da Santa Missa sempre mais conhecida e apreciada mediante a explicação histórica e mística de suas sublimes orações e comoventes cerimônias. Contribuirá por certo muitíssimo para que os sacerdotes celebrem com maior fervor os inefáveis mistérios dos nossos Altares e para que os fiéis deles participem com maior abundância de bens e a eles assistam com maios fé”. (R. Cardeal Merry del Val. Do Vaticano, em 5 de Novembro de 1912).
O autor