sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Cidade do Vaticano, 18 fev (RV) - A segunda parte do livro ‘Jesus de Nazaré’, do Papa Bento XVI, será apresentada no próximo dia 10 de março.

Neste segundo volume, são tocadas a Paixão, morte e ressurreição de Cristo e os momentos mais decisivos na vida de Jesus, segundo o Papa Ratzinger. São aprofundados também os motivos pelos quais foi condenado e quem são os culpados por sua morte.

Em julho passado, o diretor da Sala de Imprensa, Pe. Federico Lombardi, revelou que o Pontífice já está escrevendo a terceira parte do livro, dedicada à infância de Jesus e ao início de sua pregação.

A primeira parte de "Jesus de Nazaré", que saiu em 2007 (e levou 4 anos para ser escrito) apresenta um Jesus “real, o histórico” e afirma que Cristo é uma figura “historicamente sensata e convincente”. Bento XVI estuda a vida pública de Jesus de Nazaré desde o batismo no Rio Jordão até a Transfiguração e denuncia: “o mundo que exclui Deus e se apega apenas à realidade visível e material corre o risco de se autodestruir na busca egoísta do bem-estar exclusivamente material”.

Em sua análise da vida de Jesus, Bento XVI faz referência ao mundo atual advertindo que as ajudas do Ocidente aos países em desenvolvimento, “baseadas em princípios puramente técnicos e materiais, não só deixou Deus de lado, mas também afastou os homens dele com o orgulho da presunção. Isso fez do Terceiro Mundo um contexto de terceira classe”.

Editado pela Livraria Editora Vaticana (LEV), que possui todos os direitos autorais de Bento XVI, na primeira edição do segundo volume, serão distribuídas 300 mil cópias. 
 
Fonte:Rádio Vaticano
Summorum Pontificum. Um problema ou uma vantagem? (111 pp) Em 07 de julho de 2007, o Papa Bento XVI emitiu o Motu Proprio Summorum Pontificum, que entrou em vigor para toda a Igreja, em 14 de setembro daquele ano.
 
A publicação do Motu Proprio desencadeou uma corrente de declarações, interpretações, dúvidas e objeções.
 
A intenção deste trabalho é apenas oferecer a recolha de algumas das atividades do autoridades competentes, de modo que no meio de tais distorções abundantes podem entender um pouco melhor o alcance deste Motu Proprio que acabará por revelar a importância crucial para a vida da Igreja.

O preço é de € 2 para ampla divulgação.



PEDIDO:


Se você deseja adquirir, envie um e-mail para santamariarenet@hotmail.com.
Ou ligue para o seguinte número de telefone: 619 011 226.
Você também pode escrever para
Fraternidade de Cristo Sacerdote e Maria Rainha.
Hazas passagem, Baixo 2-N
45002 Toledo

SOMENTE AMIZADE COM DEUS ROMPE SOLIDÃO QUE AFLIGE HUMANIDADE

Cidade do Vaticano, 18 fev (RV) - Bento XVI iniciou seus compromissos desta sexta-feira recebendo no Vaticano, em audiências sucessivas, mais seis bispos das Filipinas, em visita "ad Limina Apostolorum". A seguir, recebeu em grupo, na Sala do Consistório, 27 prelados da Conferência episcopal do país asiático, na conclusão da visita.

O fascínio deste mundo não pode satisfazer o desejo de felicidade. Somente a verdadeira amizade com Deus pode romper os vínculos da solidão. Foi o que afirmou o Pontífice aos prelados asiáticos. O Papa deteve-se também sobre os desafios que a Igreja nas Filipinas é chamada a enfrentar no presente.

As Filipinas continuam enfrentando numerosos desafios no âmbito do desenvolvimento econômico, mas se deve reconhecer que as dificuldades para uma vida feliz e realizada não são os únicos obstáculos que devem ser enfrentados pela Igreja:

"A cultura filipina encontra-se também diante de questões mais pungentes que dizem respeito ao secularismo, ao materialismo e ao consumismo dos nossos tempos."

O percurso para redescobrir o verdadeiro destino da humanidade pode ser encontrado somente "no restabelecimento da prioridade de Deus no coração e na mente de toda pessoa".

A tarefa de toda evangelização – explicou o Pontífice – é propor "uma relação pessoal com Cristo". "As novas iniciativas na evangelização darão frutos somente se aqueles que as propõem são pessoas que creem verdadeiramente e vivem em si mesmas a mensagem do Evangelho" – ressaltou.

O compromisso dos leigos soma-se ao do clero. Ambos precisam "ouvir a mensagem do Evangelho em sua plenitude" – observou o Santo Padre – para compreender as implicações disso em suas vidas e na sociedade. Nas Filipinas, graças também ao "paciente trabalho da Igreja local", a fé assume, ademais, "um papel muito importante na vida de muitos jovens":

"Continuo a encorajar os senhores bispos a recordarem aos jovens que o fascínio deste mundo não satisfará o natural desejo de felicidade que eles têm. Somente a verdadeira amizade com Deus romperá os vínculos da solidão da qual sofre a nossa frágil humanidade e estabelecerá uma verdadeira e duradoura comunhão com os outros."

"A assistência pastoral aos jovens leva a estabelecer o primado de Deus no coração deles e tende a dar resultados não somente nas vocações ao matrimônio cristão, mas também a todo tipo de chamado" – ressaltou o Papa. Ademais, Bento XVI recordou que se deve também ter a atenção de indicar aos jovens "a importância dos sacramentos como instrumentos da graça de Deus":

"Isso é particularmente verdadeiro para o Sacramento do matrimônio, que santifica a vida conjugal desde o seu início, de modo que a presença de Deus possa ajudar os jovens casais nas dificuldades."

Em seguida, o Pontífice expressou a sua satisfação pelo "bom êxito de iniciativas locais ao promover numerosas vocações para o sacerdócio e para a vida religiosa". Todavia – acrescentou – em muitas dioceses o número dos sacerdotes e o correspondente número de paróquias "ainda não é suficiente para satisfazer as necessidades espirituais da numerosa e crescente população católica":

"Que a missão de evangelização da Igreja possa ser alimentada pelos dons maravilhosos que o Senhor oferece àqueles que Ele chama." (RL)
 
Fonte:Rádio Vaticano

Apelo Internacional em Defesa de Summorum Pontificum



Santíssimo Padre, nós, os abaixo assinados:

1. Expressamos nossa profunda gratidão a Vossa Santidade por seu exemplo litúrgico pessoal para a Igreja Católica. Vossa Santidade é um verdadeiro homo liturgicus, cujo amor pela Sagrada Liturgia é uma inspiração; este ensina-nos mais claramente que meras palavras a centralidade da liturgia na vida da Igreja.

2. Agradecemos a Vossa Santidade pelo presente concedido à Igreja com o seu motu proprio Summorum Pontificum, de 2007. Desde 2007, ele nos tem dado muitos frutos, inclusive uma maior unidade na Igreja de Cristo e um enriquecimento generalizado da vida litúrgica da Igreja.

3. Assinalamos com tristeza a contínua e real oposição à implementação de Summorum Pontificum em muitas dioceses e da parte de numerosos membros da hierarquia, assim como o sofrimento e a angústia que esse comportamento continua a causar a muitos fiéis o o obstáculo que essa oposição constitui para a reconciliação dentro da Igreja.

4. Notamos com ansiedade os sinais aparentes de que uma vindoura Instrução para a aplicação de Summorum Pontificum possa, de algum modo, diminuir o que Vossa Santidade estabeleceu juridicamente naquele motu proprio e aquela aplicação ampla e de espírito generoso tão bem explicada por Vossa Santidade na carta que o acompanhou: "Abramos generosamente o nosso coração e deixemos entrar tudo aquilo a que a própria fé dá espaço".

5. Expressamos nossa profunda preocupação de que quaisquer medidas restritivas causariam escândalo, desunião e sofrimento na Igreja e frustrariam a reconciliação que Vossa Santidade tão fortemente deseja, assim como poderiam impedir uma maior renovação litúrgica e um desenvolvimento em continuidade com a Tradição, que já é um fruto tão grande do seu pontificado.

6. Manifestamos a nossa esperança, o nosso desejo e o nosso urgente apelo para que o bem iniciado pessoalmente por Vossa Santidade por meio de Summorum Pontificum não seja menoscabado por essas restrições.

7. Voltamo-nos a Vossa Santidade, com confiança filial, e como filhos e filhas obedientes, Santíssimo Padre, e lhe pedimos que considere urgentemente as nossas preocupações, e intervenha se assim o julgar necessário.

8. Asseguramos a Vossa Santidade nossas preces contínuas, nossa profunda afeição e nossa lealdade.

Clique para assinar pela preservação da integridade do Motu Proprio Summorum Pontificum 

Curso para Aprender a Missa Tradicional



 O Instituto de Cristo Rei Sumo Sacerdote  (ICRSS) está a organizar um novo curso para aprender a Missa na  Forma Extraordinária do Rito Romano, incluindo o canto teóricos e práticos, gregoriano, rezar o breviário, Missa Solene, etc.) O curso será realizado de 25-28 abril na Casa de Betânia Nazareno, rua Villanueva de Córdoba, 16, Córdoba. Para todos aqueles sacerdotes que deseja registrar ou obter mais informações sobre o curso pode contatar a ICRSS em  659538402 e 91 361 5313 ou via e-mail: cgo.olazabal@icrsp.org

Bispo de Fulda na Alemanha Incentiva Sacerdotes a celebrar a Missa na Forma Extraordinária


 O Senhor bispo de Fulda (Alemanha), Dom Josef Algermissen, emitiu uma carta aos sacerdotes de sua diocese, convidando-os a aprender a celebrar o rito romano, para atender as necessidades pastorais dos fiéis.
O uso do Véu


Pe. John Zuhlsdorf realizando uma pesquisa sobre o uso do Véu, os resultados até agora são bastante favoráveis para reutilização. Lembre-se que hoje, embora seu uso não é proibido, tem caído em desuso. No entanto, em muitos lugares tem sido utilizado novamente, uma tendência que se acentuou nos lugares onde  se celebrar a Missa tradicional Veja e vote aqui: Votação sobre o uso do Véu