sábado, 26 de fevereiro de 2011

Entrevista com o Bispo Ratzinger: "Para mim estar em casa tem que estar com meu irmão"
Oferecemos uma entrevista com Mons Georg Ratzinger, irmão mais velho de Bento XVI.


***


A música sacra é também agora uma oportunidade para se aproximar do mundo da música em tudo. Palavra de monsenhor Georg Ratzinger, irmão do Papa Bento XVI, durante décadas o diretor do coro da pardais Catedral de Ratisbona. Em 25 de outubro, ele foi agraciado com o Prêmio "Fundação de música sacra e arte, ligada ao Festival Internacional de Música Sacra e Arte dedicado ao Papa Bento XVI, no quinto ano de Pontificado. Georg Ratzinger, muitas vezes vir a Roma. Nos últimos dias, sofreu uma cirurgia no joelho e agora enfrenta com seu habitual bom humor e disciplina da terapia de reabilitação, preparando-se para regressar a Roma só para ver seu irmão novamente.


*


Qual é a primeira memória do irmão?


É difícil de responder e recordar. Desde o nascimento Lembro-me pouco, nós éramos jovens e até mesmo o batismo não estava presente porque ele foi batizado imediatamente e nós, os irmãos mais velhos, porque não estávamos muito frio. Então, na vida cotidiana era este menino e eu sinceramente não sei muito o que fazer com essa criança tão pequena.


Então, quando nós crescemos um pouco, estávamos os dois homens e jogou muito e fez muitas coisas juntos. Embora inicialmente eu estava mais ligado à minha irmã, porque estávamos os dois filhos mais velhos em casa, no entanto, ao longo dos anos construiu um contato mais intenso com o irmão mais novo. Os dois estavam se preparando junto do berço e, em seguida, entre os jogos mais comuns tinham jogos espiritual, chamado de "jogo do pastor" e nós fizemos a nós dois, nossa irmã não estava envolvido. Missa é celebrada e temos investimentos feitos pela mãe costureira só para nós. E por sua vez foram o celebrante ou o acólito.


Após o seminário, e uma paixão para a liturgia, música, estudar ... Foi uma evolução contínua. De pequeno viver com um amor pela liturgia e lentamente continuou no seminário, mas não colocou a música para fora da liturgia. Foi tudo uma coisa só.


*


Naqueles anos, sendo os rapazes, você teve preocupações, medos ou esperanças para o irmão mais novo, seguiu o seu caminho?


Não havia motivo para preocupação. Eu estou sempre interessado no que ele fez, para seus projetos, mas com calma.


*


"Depois da primeira missa?


Há três anos estávamos separados porque em 1947 José foi para Munique e em 1950 nos reencontramos em Freising. Depois da ordenação, a partir de novembro 1951 a outubro de 1952 foram nas paróquias vizinhas e estava no meio apenas um parque em Munique. Eu estava na igreja de São Luís e José do Preciosíssimo Sangue.


É verdade que, especialmente Joseph concordou em se tornar professor em Bonn também tendo em conta a utilidade da família. Em 1955 a família mudou-se por ele para Freising e, em 1956 juntou-se a irmã, então quando eu estava livre, ele sempre ia com a família em Freising. O irmão mais novo foi o modelo para todos, não um problema para nós.


*


E quando ele se tornou bispo e cardeal?


Primeiro, foram separadas enquanto José estava em Bonn, Münster e Tübingen. Então, nos encontramos novamente finamente em Regensburg, onde dirigiu o Domspatzen e meu irmão estava na faculdade. Foi uma muito bonita e intensa, os três irmãos foram reunidos. Somente com a nomeação e transferência para Munique, embora a distância não era grande, era um pouco a falta de tempo que nos manteve longe, porque José foi contratado como um bispo e cardeal.


*


E a mudança para Roma?


Foi, na verdade, um pouco como uma perda quando se mudou para Roma, também porque eu sabia que meu irmão era uma grande responsabilidade e que teríamos poucos contatos.


Três vezes por ano fui a Roma, especialmente no Verão e no Natal o meu irmão veio comigo, em sua casa em Pentling e gostei muito, que era precisamente sua casa. Mas a maioria de todas as nomeações ainda podiam ser vistas, como para a Ascensão, quando meu irmão veio para o retiro e depois ficou alguns dias em Pentling. Em Agosto fomos de férias juntos, Bad Hofgastein, em Bressanone, Linz.


*


No período que esteve fora, há um episódio em particular que José teve?


Sempre o momento mais bonito foi a chegada do cardeal regressar à sua terra. Aterragem em Munique, eu estava indo buscar o Sr. Künel, e quando eu ainda era diretor do coro, veio para um jantar formal. Isto marcou o início das férias e foi muito bonito. E, depois que me aposentei, este jantar foi feito em Lutzgasse onde ainda vivo. Foi um verdadeiro rito de acolhimento, enquanto houve uma apresentação do coral. E o jantar era sempre escolhido comida que ele gostava em particular.


*


E agora como você vai chegar ao Papa em Roma? Existe um ritual?


É sempre um momento muito festivo e solene, quando o avião desce. No aeroporto que eu venho a olhar para o carro, com carros de polícia. Todos são muito gentis, e eu posso entrar no carro e depois me trazer até aqui. E então eu acho que todo mundo deve encontrar um meio público, e os problemas com as malas, eu, porém, veio solenemente ...


É sempre uma recepção alegre com a nota, os secretários, a irmã Cristina, que fez a recepção muito bonita. Então eu vou visitar meu irmão no quarto dele. Esta é a nossa primeira reunião, e para mim ir para casa, essa situação da família com a memorável e assim por diante, eo encontro com ele, quando dizemos as últimas notícias.


Para mim, estar em casa é sempre que encontro o meu irmão. E eu sinto que a família do Papa também se tornou minha família.


*


Alguém se lembra do passado?


Maria completou o trio. Desde que ele não é e nunca ter esse trio. Naturalmente, a sua presença também esteve presente ao nosso pais. Embora ausente, ela sempre foi a pessoa que nos fez pensar sobre elas.


*


E quando ele ouviu a notícia de que o irmão havia se tornado papa?


Durante o conclave nunca pensei que meu irmão poderia tornar-se papa. Enquanto outros me perguntou o que eu estava sempre convencido de que não foi possível porque ele já estava velho demais. Eu me lembro do Papa João XXIII, que foi mesmo um ano mais novo, eo colégio dos cardeais foi limitado. Papa Pio XII não tinha criado cardeais mais e, portanto, não foi uma escolha limitada. Mas em 2005 não foi, por isso não esperamos.


Então, quando chegou a notícia, a primeira reação foi de tristeza porque eu estava ciente do fato de que, como Papa, teria sido levado para fora de sua vida privada e pessoal. Mas não sabia, no entanto, você pode manter uma relação muito pessoal com o Papa e descobrir como eu faço agora, com todos os privilégios que recebi de ir e vir. Eu tenho todas as facilidades, no entanto, encontrar o papa como um irmão.


*


"Você fala da Baviera, é a nostalgia da pátria?


Não há nostalgia em si. Ela cresce e amadurece. Naturalmente, ele está interessado em Regensburg, para os vizinhos, pessoas que você conhece de antes, colegas e assim por diante. Isso é muito interessado.


*


Há uma curiosidade que temos muitos ", o Papa ainda tem gatos?


Sim, nós realmente gosta de gatos, quando nos mudamos para Hufschlag nossos gatos e outros haviam passado pelo jardim. Nós amamos os gatos, mas agora são apenas aquelas de Pentling.


*


Qual é o pensamento comum para o seu irmão?


O meu pensamento para ele é que todas as manhãs, você pode ter saúde e força que você precisa para cumprir sua missão.


*


Voltar a falar de música: Você joga juntos agora?


Juntos, não porque eu não posso ler mais sobre a música, eu só posso jogar a partir da memória.


*


E com quatro mãos?


Fizemos ainda jovem, mas não muito.


*


E como é o Papa como um pianista?


Certamente tem um monte de talento que não se desenvolveu muito mais tarde, porque ele tem dedicado mais tempo aos livros. E quando eu estava, era eu que tocava, e ele sentiu-se envergonhado e não jogar.


*


Finalmente, com o monsenhor Ratzinger sempre falam sobre música e educação musical e música sacra como ainda é não só o valor artístico, mas também educativo.


"Certamente é ainda muito importante falar sobre música sacra até hoje. E é uma oportunidade para aqueles que vivem em cidades pequenas têm o primeiro contato com música em tudo. Muitas vezes o primeiro conhecimento musical vem através da música sacra ". Também explicamos irmão do papa: "É importante para quem lida com música sacra para descobrir o verdadeiro significado da música. A música sacra e liturgia torna mais comunicativa, mais felizes e mais bonitas, e, portanto, tem grande valor. " Então, um exemplo concreto: ". Lembro-me de um grande baixo, Walter Berry, cuja bela voz foi descoberto que ela cantava no coral de sua paróquia, e começou sua carreira"


Apesar de seus 87 anos e olhos cansados, Georg Ratzinger mantém o entusiasmo fresco de um jovem quando se trata de música, e quando perguntado se o irmão hoje papa joga bem, ele respondeu: "Ele certamente tem muito talento". E lamenta por não poder jogar com ele.


***


Fonte: Portone Il di Bronzo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O seu comentário é sempre bem-vindo, desde que observadas algumas normas de civilidade:

-Mensagens com palavras ou conteúdos ofensivos - ou beirando a ofensa - à fé católica, à Igreja, ao Papa e afins serão deletadas sem dó;
-Discordância do que escrevo, sim, porém, façam com argumentos e focando o assunto e não contra a minha pessoa;
-Comentários de anônimos são serão aceitos em hipótese alguma. Identifique-se. Se você fala algo bom e correto, porque esconder-se atrás do anonimato?