terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Hoje é a festa da Cátedra de São Pedro em Antioquia. Associa-se a esta data a profissão de Fé de S. Pedro:
«Tomando a palavra, Simão Pedro respondeu: «Tu és o Messias, o Filho de Deus vivo.» Jesus disse-lhe em resposta: «És feliz, Simão, filho de Jonas, porque não foi a carne nem o sangue que to revelou, mas o meu Pai que está no Céu. Também Eu te digo: Tu és Pedro, e sobre esta Pedra edificarei a minha Igreja, e as portas do Abismo nada poderão contra ela. Dar-te-ei as chaves do Reino do Céu; tudo o que ligares na terra ficará ligado no Céu e tudo o que desligares na terra será desligado no Céu.» » (Mt 16,  16-19)
Festa Romana que celebrava a Cátedra de S. Pedro a 18 de Janeiro e a 22 de Fevereiro,  a primeira data referia-se à primeira vez que o Apóstolo celebrou a Santa Missa em Roma. A festa de maior importância era a de hoje, mas passou a ser considerada de menor importância aquando da introdução de Antioquia no Martyrologium Hieronymianum. Em 1960 o Papa João XXIII removeu a festa do dia 18 de Janeiro do calendário geral romano (assim como outras festas que repetiam celebrações de um santo ou de um mistério).

Aproveitemos este dia para rezar pelo nosso Pontifix Maximus.






Para mais informações, ver aqui.
O blog Sancta Missa Portugal tem um texto escrito pelo então Cardeal Joseph Ratzinger sobre o significado da cátedra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O seu comentário é sempre bem-vindo, desde que observadas algumas normas de civilidade:

-Mensagens com palavras ou conteúdos ofensivos - ou beirando a ofensa - à fé católica, à Igreja, ao Papa e afins serão deletadas sem dó;
-Discordância do que escrevo, sim, porém, façam com argumentos e focando o assunto e não contra a minha pessoa;
-Comentários de anônimos são serão aceitos em hipótese alguma. Identifique-se. Se você fala algo bom e correto, porque esconder-se atrás do anonimato?